CompararComparando ...

Toyota Concept-i: automóvel com Inteligência Artificial

Artigo
Toyota Concept-i: automóvel com Inteligência Artificial

Pode parecer apenas um automóvel eléctrico dotado de condução autónoma, mas o novo protótipo desenvolvido pelo centro de design da Toyota na Califórnia quer ser muito mais, tendo sido desenvolvido a pensar na experiência do utilizador. Para isso, o Concept-i integra o sistema Yui de Inteligência Artificial da Toyota, capaz de comunicar com o utilizador através de mensagens verbais, luminosas e mesmo tácteis; e de adaptar os seus serviços às respectivas preferências, que identifica com o passar do tempo (por ser dotado de auto-aprendizagem) e em função d a localização e das capacidades de conectividade do momento, assim oferecendo funcionalidades específicas da área em que se encontre.

Apesar de autónomo, o Concept-i pode ser utilizado no modo manual em determinadas circunstâncias, mas monitorizando sempre a atenção do condutor e as condições da estrada, podendo assisti-lo na sua tarefa, de forma automática, em condições de maior perigo. O próprio interior recorre à iluminação e a mensagem visuais para fornecer informações aos ocupantes, mas não através de um ecrã central, antes de projectores que exibem a informação na zona do habitáculo com a qual esta se relaciona – por exemplo, os alertas de veículos no ângulo morto são exibidos nos próprios pilares do veículo.

Com este projecto, o foco da Toyota está não tanto na interface condutor-veículo, mas na relação que ambos podem estabelecer. Não são conhecidos planos para a passagem do Concept-i à produção, embora a marca japonesa tenha garantido já que algumas das suas tecnologias serão testadas em estradas japonesas ao longo dos próximos anos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon