Toyota faz dobradinha e reconquista a liderança no Mundial
Perante os adeptos japoneses, a Toyota teve uma corrida irrepreensível e venceu as 6 Horas de Fuji para reassumir a liderança na classificação dos construtores no Mundial de resistência. Anthony Davidson e Sébastien Buemi levaram o TS 040 Hybrid número 8 ao primeiro lugar e consolidaram o seu estatuto de candidatos ao título de pilotos, enquanto Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima ficaram na segunda posição. O pódio ficou completo com o Porsche de Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber.
A corrida foi extremamente disputada e, na primeira volta, todas as marcas passaram pela liderança. Contudo, e à medida que a competição se desenrolava, a Toyota impôs-se e os seus carros acabaram por ganhar com pelo menos uma volta de avanço para a concorrência. Desta vez, e depois da vitória nos Estados Unidos da América, a Audi não conseguiu ser rápida e cedeu tanto para a Toyota como para a Porsche. Os dois R18 e-tron não foram além da quinta e da sexta posições.
Em LMP2, Roman Rusinov, Olivier Pla e Julien Canal mantiveram o domínio evidenciado durante toda a jornada. Depois de terem largado da primeira posição na classe, a tripla do Ligier JS P2 – Nissan bateu o Oreca 03R – Nissan de Matthew Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori por apenas 5,434s depois de um duelo intenso durante a quase totalidade da corrida.
Pedro Lamy em segundo na GT AM
O único português em competição nas 6 Horas de Fuji, Pedro Lamy, acabou no segundo lugar da categoria GT AM. Depois da vitória nos Estados Unidos e de terem garantido a pole-position para a jornada japonesa, Lamy, Nygaard e Dalla Lana não conseguiram traduzir a supremacia da qualificação com o triunfo na corrida. Assim, o Aston Martin Vantage número 98 acabou por ceder o primeiro lugar aos companheiros de equipa Kristian Poulsen, David Heinemeier-Hansson e Nicki Thiim.
Na categoria GT Pro, a Aston Martin teve um dia muito negativo face ao que fez durante todo o fim-de-semana. Depois de andar, recorrentemente, nas duas primeiras posições, não foi além de um terceiro e de um quinto postos. Quem saiu de Fuji satisfeito foram os homens da Ferrari que, à semelhança da categoria LMP1, também fizeram a dobradinha. Gianmaria Bruni e Toni Vilander venceram, enquanto Davide Rigon e James Calado colocaram o segundo 458 Italia na posição seguinte. A Porsche não conseguiu melhor do que o quarto lugar de Jörg Begmeister e Richard Lietz.