Tributo aos faróis retrácteis de outros tempos
[jwplayer player=”1″ mediaid=”28996″]
Se é adepto dos automóveis e conhece algum do historial, por certo saberá que uma das características que mais distinguia os modelos desportivos (e não só…) do passado eram os faróis retrácteis. Contudo, por imperativos aerodinâmicos, essa solução foi desaparecendo, estando hoje praticamente erradicada do manual de desenho dos projectistas de automóveis, trocando assim o estilo da abertura dos faróis pela eficiência da iluminação coberta por vidro ou plástico.
Além do desfavorecimento aerodinâmico, os faróis retrácteis contavam com um outro tipo de problema, nomeadamente, a fiabilidade. Isto porque o sistema poderia sempre avaliar com alguma facilidade, não sendo raros os casos de automóveis que circulavam com um farol aberto e outro fechado…
Olhando para o passado, alguns dos mais ilustres utilizadores desta tendência foram os Ferrari F40 e 512 TR (Testarossa) ou o Lamborghini Countach.
Se quer reviver (ou ver) como eram estes automóveis, o vídeo deste artigo é o ideal. Trata-se de uma compilação de imagens de automóveis a abrir os seus faróis, gravada pelo utilizador de YouTube DtRockstar1. Neste projecto levado a cabo por este utilizador estão tipificados diversos sistemas e, segundo o seu autor, imagens de quase todos os modelos com faróis retrácteis.