Volkswagen Golf R a descoberto
Ainda antes da sua estreia oficial no Salão de Frankfurt, em Setembro, a Volkswagen desvendou já as primeiras fotos e principais características da bova versão de topo da gama Golf – o Golf R. O mais recente membro da extensa família do compacto alemão junta-se aos também novos Golf GTI, Golf GTD, Golf Estate e Golf TDI BlueMotion, todos lançados no espaço de seis meses.
Nesta interpretação mais radical, o popular modelo da casa de Wolfsburg é animada por um motor TSI de 300 cv (ou seja: 30 cv mais potente que a versão com o mesmo nome da anterior geração) e, de acordo com a VW, 18% mais eficiente em termos de consumo de combustível. Tal como nos seus antecessores, no novo Golf R a potência do motor turbocomprimido é transmitida às quatro rodas, desta feita através da mais recente versão do sistema de tracção total 4MOTION
Para mais emoção e maior eficácia na condução, a suspensão desportiva foi rebaixada 20 mm e o sistema de controlo de estabilidade pode ser completamente desactivado. Como opcional pode ser instalado o sistema DCC de controlo dinâmico do châssis, comandado através do selector de perfil de condução, que agora conta com um modo Race.
Disponível com caixa automática ou manual de seis relações, o novo Golf R cumpre os 0-100 km/h em 5,1 segundos (antes, 5,7 segundos) quando equipado com caixa manual, sendo que este valor desce para 4,9 segundos no caso de uma unidade que monte a caixa DGS de dupla embraiagem. A velocidade máxima está limitada electronicamente a 250 km/h.
A este aumento de prestações e de potência corresponde um decréscimo de consumos e emissões, de 8,5 l/100 km para 7,1 l/100 km em ciclo combinado, em relação ao modelo anterior. Ao mesmo tempo, as emissões de CO2 desceram de 199 para 165 g/km. Quando equipado com sistema stop/start e de regeneração da energia da travagem e com a caixa DSG, estes valores descem ainda mais: 6,9 l/100 km e 159 g/km, respectivamente.
Visualmente, além dos pára-choques de novo desenho e das novas jantes de 18″, o Golf R apresenta faróis bi-Xénon com luzes diurnas por LED redesenhadas, a mesma tecnologia que se pode encontrar nos grupos ópticos traseiros. Atrás destacam-se também as duas saídas de escape duplas, ao passo que, no interior, o R também não deixa de marcar a sua posição como porta-estandarte da gama Golf.