Volkwagen Tiguan Allspace com 7 lugares chega em Setembro
Está marcada para o Salão de Genebra a revelação da versão europeia do Tiguan Allspace, a versão de châssis longo, apta a transportar até sete passageiros, do SUV médio da VW, que pode ser encomendada a partir de Maio, embora só chegue ao mercado em Setembro. Posicionado entre Tiguan e Touareg, o Tiguan Allspace assume o parentesco estético com o Atlas (o SUV criado pela VW para os EUA), destacando-se, face ao Tiguan “normal”, pelas portas traseiras de maiores dimensões, pelo capot mais elevado na zona da grelha frontal, pelas nervuras no tejadilho e por montar jantes, no mínimo, de 17”. À semelhança deste, será proposto numa versão mais indicada para o asfalto, e noutra vocacionada para o fora estrada, que pode ainda montar o opcional pack Offroad, com protecção inferior do motor e ângulo de ataque melhorado em 7°.
Com 4701 mm de comprimento e 2790 mm entre eixos, o Tiguan Allspace cresceu 215 e 109 mm, respectivamente, face ao seu Tiguan convencional. O que se traduz, desde logo, numa habitabilidade mais generosa, com o banco traseiro com 180 mm de regulação longitudinal a permitir ajustar o espaço disponível para passageiros e bagagens em função das necessidades do momento. Os dois opcionais bancos adicionais escamoteáveis, integrados na bagageira, permitem ampliar a lotação para sete ocupantes.
A capacidade da mala, na versão de cinco lugares, varia entre 760 litros (com o banco traseiro na sua posição mais avançada) e 1920 litros – mais 145 e 265 litros, respectivamente, face ao Tiguan “normal”. Na variante de sete lugares, o espaço para bagagens varia entre 230 litros (com todos os bancos montados), 700 litros (com os dois bancos adicionais embutidos no piso) e 1775 litros (com as duas filas de bancos traseiras rebatidas).
O Tiguan Allspace usufrui, também, de um equipamento de série mais completo: logo no nível de acesso Trendline, oferece barras de tejadilho (em preto), sistema de infoentretenimento com pack de conectividade (com ligações USB e para smartphone), volante multifunções e o piso de carga de altura variável.
A gama de motores inclui seis opções, três a gasolina e três a gasóleo, sempre com injecção directa de combustível e sobrealimentadas. A oferta a gasolina é composta pelo 1.4 TSI de 150 cv, e pelo 2.0 TSI de 180 cv e 220 cv; a oferta Diesel é garantida pelo conhecido 2.0 TDI, nas suas derivações de 150 cv, 190 cv e 240 cv.
Quanto ao sistema de tracção integral 4Motion, sempre conjugado com a caixa pilotada de sete relações e dupla embraiagem DSG7, é uma opção para a versão 2.0 TDI de 150 cv, e de série nas outras, excepto na 1.4 TSI de 150 cv, proposta apenas com tracção dianteira e caixa manual de seis velocidades. O Tiguan Allspace 4Motion conta ainda com uma capacidade de reboque de 2500 kg (2200 kg nas versões de tracção dianteira), e com o selector de modos de condução 4Motion Active Control, que oferece as opções Onroad, Snow, Offroad e Offroad Individual.