Volvo S60 em versão longa e com sistema híbrido plug-in
[doptg id=”383″]
A Volvo escolheu o Salão de Pequim para revelar o seu mais recente concept: o S60L Plug-in Hybrid. Trata-sde de uma versão mais longa do S60 conhecido na Europa, no caso animada por uma motorização híbrida, muito semelhante à utilizada pela V60 PHEV que no Verão chegará a Portugal, mas em que o motor Diesel foi substituído por um quatro cilindros turbo a gasolina de 2,0 litros, destinado a fazer mover as rodas dianteiras e capaz de oferecer 238 cv e 350 Nm. As rodas traseiras são animadas por um motor eléctrico com 68 cv e 200 Nm, alimentado por um pack de baterias de iões de Lítio com 11,2 kWh instalado sob o piso da mala, passível de ser recarregado numa tomada de corrente doméstica em quatro horas a 16 Amp (4,5 horas a 10 Amp). A caixa de velocidades é automática de oito relações.
Em termos prestacionais, o S60L Plug-In Hybrid anuncia um consumo médio s de 2,0 l/100 km, correspondente a emissões de CO2 de 50 g/km, assim como uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 5,5 segundos. Disponível com três modos de funcionamento – Pure (totalmente eléctrico), Hybrid e Power -, o Volvo promete ainda ser capaz este modelo de cumprir até 50 km no modo eléctrico, além de que conta com tracção integral mediante um simples toque num botão.
O protótipo do S60L Plug-In Hybrid a exibir em Pequim conta com alguns elementos – pintura branco pérola mate com elementos contrastantes em preto ou azul; jantes de sete braços; revestimento interior em pele castanha com costuras contrastantes – que não se espera estejam presentes no modelo final de produção em série. Este será produzido na China, na fábrica de Chengdu, e destina-se, para já, ao mercado local, onde será lanaçdo no início de 2015.