Volvo totalmente eletrificada já a partir de 2019
A Volvo decidiu que, já a partir de 2019, todos os seus novos modelos contarão, no mínimo, com um motor eléctrico – ou serão totalmente eléctricos ou, pelo menos, híbridos. Medida que se assume, para o construtor de Gotemburgo, como um marco histórico (o fim dos automóveis propulsionados apenas por motores térmicos), colocando a electrificação no centro da sua estratégia para o futuro.
Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo, garante que a decisão tem por motivação o cliente: “As pessoas procuram cada vez mais os automóveis electrificados, e queremos dar resposta aos nossos clientes, actuais e futuros”. Deste modo, dentro de poucos anos, a Volvo aspira oferecer uma das mais amplas e completas gamas de automóveis electrificados de toda a indústria, a introduzir de forma progressiva na sua oferta.
Aqui se incluem híbridos convencionais, um deles com sistema eléctrico de 48 Volt, e híbridos plug-in, a gasolina e a gasóleo. Não faltando os totalmente eléctricos – só neste particular, está previsto o lançamento de cinco novas propostas entre 2019 e 2021, três a comercializar sob a égide da própria Volvo, as outras duas de altas prestações, oriundas da divisão desportiva Polestar, recentemente tornada numa marca autónoma dentro do grupo. Ao mesmo tempo, e como seria de prever, os modelos apenas com motor térmico irão sendo, progressivamente, descontinuados.