Volvo XC40 P8 AWD Recharge: novo eléctrico em Portugal em 2021
Tem por designação comercial oficial XC40 P8 AWD Recharge, e é a muito aguardada versão totalmente eléctrica do SUV compacto da Volvo – e, ao mesmo tempo, o primeiro automóvel do género da sua história. O primeiro de vários, por sinal, dado que a marca sueca adianta que, no próximo quinquénio, irá lançar todos os anos um automóvel de propulsão exclusivamente eléctrica – para que, em 2025, metade das suas vendas, a nível global, seja já assegurada por modelos 100% eléctricos, e o restante por modelos híbridos. Também por isso, a casa de Gotemburgo criou a nova marca Recharge, a utilizar por todos os seus modelos carregáveis, ou seja, puramente eléctricos e híbridos plug-in.
Assente na plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture), o XC40 P8 AWD Recharge é animado por dois motores eléctricos, cada qual com 204 cv e 330 Nm, e com a missão de actuar sobre o seu próprio eixo, assim se garantindo a tracção integral. Com 408 cv e 660 Nm de rendimento combinado, e um peso de 2150 kg, o modelo promete cumprir os 0-100 km/h em escassos 4,9 segundos, estando a velocidade máxima electronicamente limitada a 180 km/h. Já a bateria de iões de lítio, com uma capacidade nominal de 78 kWh, e utilizável de 75 kWh, garante uma autonomia superior a 400 km já no ciclo WLTP, podendo ser totalmente recarregada em 7h30m numa Wallbox a 11 kW, ou recuperar 80% da respectiva carga em 40 minutos num posto de carga rápida de alta tensão de 150 kW.
A Volvo garante, ao mesmo tempo, que o seu novo SUV eléctrico será um dos automóveis mais seguros que já construiu, e também do mercado. Para tal, a secção frontal foi totalmente redefinida, por via da ausência do motor de combustão, muito mais volumoso do que o eléctrico, ao passo que a bateria, integrada no piso (o que permite baixar o centro de gravidade, e manter as quotas de habitabilidade), está envolta por uma estrutura de segurança em alumínio integrada na própria estrutura do veículo. Já a secção traseira não só foi, igualmente, reforçada, como tem o motor eléctrico posterior integrado na própria estrutura.
Ainda neste capítulo, menção para a estreia da plataforma que integra os sistemas avançados de assistência ao condutor, dotada de software desenvolvido Zenuity (joint venture constituída pela Volvo e pela Veoneer) e de um vasto conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Uma solução já preparada para receber o desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução da tecnologia de condução autónoma.
Argumento tecnológico de peso do XC40 P8 AWD Recharge é, de igual modo, o novo sistema de infoentretenimento, dotado de uma interface especificamente concebida para modelos eléctricos, que inclui informação relevante sobre a respectiva operação, e que estreia um sistema operativo de origem Android, resultante do facto de a Volvo ter sido o primeiro fabricante automóvel a estabelecer uma parceria com a Google para este efeito. Com amplas possibilidades de personalização e novos serviços, incluindo o assistente pessoal Google Assistant, Google Maps e Google Play Store, o sistema permite, ainda, uma integração completa com o Android Automotive OS, assim como com a plataforma de serviços digitais Volvo On Call (em que se incluem, entre outros, o pré-aquecimento dos bancos, o encontrar da viatura em parques de estacionamento, o fecho e abertura de portas remoto e o car sharing através da chave digital), e que fará, ainda, deste o primeiro Volvo a poder receber actualizações de software via wireless.
Por fim, no plano estilístico, o novo XC40 P8 AWD Recharge distingue-se, fundamentalmente, pela grelha frontal na cor da carroçaria, que lhe confere uma aparência única e distintiva na gama XC40, e a qual, por já não ter que executar a função de refrigeração do motor de combustão interna, passa a integrar os sensores dos sistemas avançados de assistência à condução. Proposto em oito cores de carroçaria, incluindo um inédito tom de verde, dispondo, de série, de tejadilho pintado de preto, e contando com dua novas opções de jantes de 19” e 20”, o XC40 P8 AWD Recharge oferece, ainda, um atributo único na sua gama: o compartimento de arrumação, com cerca de 30 litros de capacidade, localizado na frente do veículo, num espaço deixado vago pela supressão do motor térmico.