Volvo XC40 T5 Twin Engine revelado
O Salão de Pequim foi o local eleito para a primeira aparição pública do XC40 T5 Twin Engine, a versão híbrida do seu novo SUV. A Volvo não adiantou mais detalhes acerca desta nova variante do modelo, mas é certo que na base da mesma está o primeiro três cilindros de sempre da marca sueca, o mesmo que anima a versão T3, com 1,5 litros e 180 cv, combinado com um motor eléctrico com cerca de 75 cv, para um rendimento combinado em torno de 250 cv e 400 Nm.
Trata-se de um sistema de propulsão a utilizar, também, pelos modelos 01 e 02 da Lynk & Co, a mais recente marca criada pelo grupo Geely, em que a Volvo está igualmente integrada, apto de funcionar no modo totalmente eléctrico, peso embora não tenha tido, tão pouco, revelada a respectiva autonomia. Recorde-se, ainda, que o XC40 conhecerá, a seu tempo, uma derivação de propulsão exclusivamente eléctrica.
A par desta revelação, a marca de Gotemburgo aproveitou para reafirmar a sua aposta na mobilidade eléctrica, contando, mesmo, que, em 2025, metade das suas vendas sejam já asseguradas por modelos 100% eléctricos. Para tal, muito contribuirá a sua prestação no mercado chinês, o maior do mundo em absoluto, e também no que aos eléctricos e electrificados diz respeito, onde as previsões do governo local apontam para que as respectivas vendas alcancem os sete milhões de unidades anuais a partir da mesma data.