Volvo XC90 promete ser referência na segurança
Com apresentação mundial agendada para Agosto, a Volvo vai aos poucos revelando mais alguns detalhes acerca da nova geração do XC90. Agora, foi tempo de a marca sueca anunciar o seu novo SUV como um dos automóveis mais seguros do mercado, por via do conjunto de dispositivos de segurança que irá oferecer, e onde até se incluem duas estreias mundiais – tudo com o objectivo de garantir que, a partir de 2020, ninguém perca a vida ou fique gravemente ferido a bordo de um modelo da Volvo.
As duas grandes novidades, em termos de segurança, a introduzir pelo XC90 serão o sistema de protecção para saídas de estrada e a travagem automática para cruzamentos. No primeiro caso, sempre que o XC90 detectar uma potencial saída de estrada (por distracção, fadiga, má visibilidade ou outros factores), o sistema de retenção dos cintos de segurança actua por forma a que estes mantenham com firmeza os ocupantes nos seus lugares, assim continuando enquanto o veículo estiver em movimento. Ao mesmo tempo, para evitar lesões na coluna, um reforço montado entre o banco e a respectiva estrutura promete reduzir até um terço as forças verticais geradas quando o veículo “aterra” de forma mais abrupta após sair do asfalto.
Quanto à travagem automática nos cruzamentos, actua sempre que o sistema de monotorização detecte que o XC90, ao virar, segue de encontro a um veículo que circule em sentido contrário e exista uma probabilidade de um embate frontal, independentemente da velocidade a que tal suceda. Obviamente que, a par destes dois novos sistemas, o XC90 integrará todas as amsi avançadas tecnologias se sgeurança presentemente disponíveis nos modelos da Volvo.