VW ID.5 e ID.5 GTX revelados. Em Portugal em Abril
Já foram revelados pela VW os novos ID.5 e ID.5 GTX, modelos que podem ser considerados como as versões coupé do ID.4 e ID.4 GTX, e são os primeiros SUV totalmente eléctricos do construtor germânico com esta configuração de carroçaria. À venda em Portugal no próximo mês de Abril, ambos recorrem à plataforma modular MEB e distinguem-se, fundamentalmente, pelo seu visual específico e por uma mais generosa dotação mecânica e tecnológica.
A estética é, naturalmente, o principal elemento distintivo do ID.5, por via da sua carroçaria ao estilo coupé, com 4599 de comprimento (4582 mm no ID.5 GTX) e uma distância entre eixos de 2766 mm, e em que o principal destaque vai para a linha de tejadilho mais inclinada. O deflector integrado no portão traseiro e as tomadas de ar dianteiras eléctricas (só abrem quando necessário) destinam-se a incrementar a eficiência aerodinâmica (Cx de 0,26 no ID.5, e de 0,27 no ID.5 GTX), logo, a autonomia. A par do visual elegante e dinâmico, ambos contam com iluminação exterior integralmente por LED, grupos ópticos dianteiros (do tipo IQ.Light LED Matrix) e traseiros (de efeito tridimensional) unidos por uma faixa luminosa (opcional na frente), e pára-choques específicos.
Segundo a VW, apesar da superior inclinação do tejadilho, a habitabilidade traseira diminuiu apenas 12 mm em altura face ao ID.4, e a capacidade da bagageira é de 549 litros com os cinco lugares disponíveis. Ainda no habitáculo, nota para os opcionais bancos desportivos Top Sports com logótipos ID perfurados nos encostos de cabeça; para a iluminação ambiente configurável com trinta opções de cor; para o sistema de infoentretenimento com controlo vocal através da frase “Hallo ID”, e capacidade para, remotamente, receber actualizações e activar funções adicionais; e para o opcional head-up display com realidade aumentada. A nova versão 3.0 do software ID também permite a adopção de evoluídos sistemas de assistência ao condutor, como o Travel Assist, ou o novo Park Assist Plus, o opcional assistente de estacionamento com função de memória, capaz de efectuar autónoma e automaticamente esta manobra.
Quanto a motorizações, o ID.5 será proposto em duas versões com motor e tracção traseiros, uma com 174 cv, a outra com 204 cv. Ao passo que o ID.5 GTX recorre a um motor dianteiro de 109 cv e a um motor traseiro de 204, o que lhe assegura a tracção integral e uma potência combinada de 299 cv (podendo, em opção, montar a suspensão com amortecimento pilotado DCC). Contudo, e ao contrário do que sucede no ID.4, em que as versões menos potentes montam uma bateria com 52 kWh de capacidade, na gama ID.5 a bateria é sempre de 77 kWh, oferecendo uma autonomia de 520 km (480 km no ID. 5 GTX), e podendo ser recarregada em postos de carregamento rápidos de até 135 kW de potência (125 kW no ID.4), ou em ligações de corrente alternada com até 11 kW de potência.