VW renova up! e revela protótipo de um novo SUV
A VW fez saber que vai contar com duas estreias mundiais no seu stand no próximo Salão de Genebra. A grande novidade é o protótipo de um SUV compacto de preço acessível, cujo nome não foi ainda revelado, e que pode ser visto como o ponta de lança de uma ofensiva ainda mais abrangente da marca alemã neste segmento em franco crescimento. Segundo a casa de Wolfsburg, este estudo permite antecipar não só o que virá a ser o modelo de produção – identificador de de um certo estilo de vida e, ao mesmo tempo, totalmente adaptado a uma utilização quotidiana – como uma gama de modelos totalmente nova, criando, também, uma ponte com o protótipo Budd-e, ao dispensar praticamente o uso de quaisquer botões, sem deixar de ser um protótipo totalmente funcional.
No certame helvético, a VW vai ainda dar a conhecer o renovado up!, à venda na Europa no final do Verão. Novas cores, painéis da carroçaria redesenhados, interiores de novo desenho, um novo sistema de infoentretenimento, nocas opções de personalização e um novo motor são as principais alterações operadas no citadino germânico. No exterior, destaque para as novas ópticas dianteiras, com faróis diurnos por LED de série em todas as versões; para os pára-choques redesenhados; para o proeminente difusor traseiro; para o novo grafismo dos farolins traseiros; e para as caixas dos retrovisores com “piscas” integrados.
Já no habitáculo, os principais motivos de interesse residem nos bancos de novo desenho; no volante multifunções; no ar condicionado automático; e na nova geração de sistemas de infoentretenimento com integração de smartphones. Refira-se, ainda, o enriquecimento do equipamento de série de todas as versões, distribuídas pelos níveis take up!, move up!, high up!, cross up! e up! E (com propulsão eléctrica). Para além do mais, e a par do Polo, o up! passa a estar disponível também numa inédita variante up! beats, caracterizada por fazer uso de um sistema de som desenvolvido pela Beats Electronics (fundada pelo rapper Dr. Dre em 2008), composto por um amplificador de oito canais e 300 Watt, sete altifalantes (dois tweeters nos pilares A, dois woofers nas portas, dois médios na traseira e um subwoofer integrado no espaço reservado à roda suplente – fazendo ainda parte do seu equipamento de série as jantes de 15” de novo desenho, a decoração exterior específica, as caixas dos espelhos de cor contrastante com a da carroçaria, as soleiras da porta exclusivas e os cintos de segurança coloridos.
A gama de motores continua a incluir o motor 1.0 a gasolina de três cilindros, nas suas variantes de 60 cv ou 75 cv, assim como o 1.0 a gás natural de 68 cv e a motorização eléctrica de 82 cv que anima o e-up!. A estas unidades junta-se, agora, o 1.0 TSI de 90 cv, capaz de garantir ao utilitário da VW um desempenho mais dinâmico.